terça-feira, 22 de março de 2016
dagofilosofia@gmail.comA SOCIALIZAÇÃO
Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação., adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte da pessoa.
A socialização implica na adaptação a certos padrões culturais existentes na sociedade, ou seja, é a tendência para viver em sociedade, é a civilidade (conjunto de formalidades, observadas entre si pelos cidadãos, quando bem educados).
Por socialização, escreve o sociólogo pernambucano Gilberto Freire (1900-1987) “É a condição do indivíduo (biológico) desenvolvido, dentro da organização social e da cultura, em pessoa ou homem social, pela aquisição de status ou situação, desenvolvidos como membro de um grupo ou de vários grupos.”
dagofilosofia@gmail.comO SER HUMANO É UM SER SOCIAL
O SER HUMANO É UM SER SOCIAL
O Homem como ser social
Somos sociais não apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos conosco mesmos e com aquilo que fazemos.
O homem é um ser social por que é frágil demais para viver sozinho. No entanto, sua maior desgraça reside no fato de que ele ainda não aprendeu bem a viver em sociedade. Ainda está acordando para o fato de que conviver significa levar em consideração o semelhante com todas as suas características pessoais. Conviver significa compartilhar, repartir, confiar, tolerar, ajudar, entender.
O homem é um ser social por natureza, entretanto a sociedade precisa ser desenvolvida dentro da cultura.
O homem é gregário, ou seja, vive em sociedade para sobreviver. Na realidade o homem defende-se como pode. Tensões, conflitos, rugas, pegas, fugas são formas de manifestação da vida relacional. A escola da vida deixa suas marcas e define o caráter de cada um. A vida nos ensina a sermos positivos ou negativos.
Em qualquer grupo humano alguma coisa acontece. As pessoas têm sentimentos, e estes vêm à tona quando as pessoas se encontram. Esses sentimentos podem ser agradáveis ou desagradáveis. Um ser social um ser humano!
dagofilosofia@gmail.comEstranhamento da Realidade
Estranhamento da Realidade
O movimento do estranhamento é o ato de estranhar no sentido de se admirar, de se espantar diante de algo que não se tem conhecimento ou costume; pode-se alcançar o “estranho” ao perceber algo ou alguém de forma diferente do que se conhece, ao assombrar-se em função do desconhecimento de certos fatores, ao se sentir incomodado diante de um fato novo ou de uma nova realidade, ao não se conformar com algo ou com a situação em que se vive; ao não se acomodar. Ao rejeitar.
Filme: Dr. Estranho
Assinar:
Postagens (Atom)
Filmes Educativos
Tempos de Paz
Para fins educacionais
Vista minha pele
Este vídeo nos ajuda a refletir sobre a relatividade dos nossos pontos de vista, de nossas perspectivas, pois quando mudamos o ângulo por meio do qual vemos algo podemos às vezes compreendê-los de uma forma melhor.
Robinson Crusoé
O filme Robinson Crusoé, tem como sua principal referencia a antropologia e as questões culturais e etnocêntricas, que nos leva a analisar como as sociedades e as pessoas são diferentes.